26 de fevereiro de 2010

Sinalética - O ADN dos pobres


De há uns tempos a esta parte, temos ouvido repetidamente uma palavra que não soa nada bem. E como gostamos de saber o que dizemos, ou poderemos vir a dizer, fomos investigar :
     SINALÉTICA
E descobrimos :

sinalética 
s. f.
Processo de observar e registar sinais, marcas ou quaisquer outros caracteres exteriores, para identificação de criminosos.

Achei tão estranho que fui procurar noutro dicionário :
sinalética (si-na-lé-ti-ca)
s. f.
Processo de registrar sinais particulares dos criminosos para sua identificação.

Além das repetidas vezes que tenho ouvido a palavra nos canais de TV, ainda encontrei mais estes exemplos, da Imprensa nacional : http://www.google.pt/search?q=sinaletica&num=50&hl=pt-PT&newwindow=1&safe=off&rlz=1C1GGLS_pt-PTPT354PT354&tbs=nws:1&ei=RTeHS_voIMj34AaY8K3DDw&sa=X&oi=tool&resnum=3&ct=tlink&ved=0CA0QpwU&tbo=1

Nesta busca verifica-se que em linguagem 'futeboleira' até os árbitros fazem 'sinaléticas' com as mãos !!!
Cá para mim a crise actual, ultrapassou os valores materiais e anda também a atacar a Língua Portuguesa...

Achei estranho não se tratar de mais uma palavra brasileira, disparatadamente importada, sem que seja tomado em consideração o significado original, o que muitas vezes vai colidir com o significado em Português (de Portugal, o original). Mas este ultimo dicionário, é de facto brasileiro e o significado, é semelhante.

Nesse mesmo dicionário podemos encontrar :
sinalização
s.f. Ato ou efeito de sinalizar.
Instalação, disposição, conjunto de sinais numa ferrovia, na entrada de um porto, no trânsito urbano, nas rodovias.

Seria isto que queriam dizer ? Ou será que sinalização é uma palavra 'barata' demais para tão omniscientes jornalistas ?

---------------xxx---------------
                                  
Estava hoje a ler um jornal e deparou-se-me esta 'pérola' do disparate, dentro da mesma linha aberrante :

PERFIL
Luciano D’onofrio nasceu em 1955, em Itália, mas três anos depois mudou-se para Liége, na Bélgica. Torna-se jogador de futebol, mas termina a carreira aos 28 anos, já em Portugal, no Portimonense. Envereda pelo dirigismo, sendo director do FC Porto. Passa depois a ser um dos maiores empresários do mundo do futebol. Actualmente, está na direcção do Standard de Liége.

Encontrei :

dirigismo
Significado de Dirigismo
s.m. Teoria econômica e financeira que preconiza a direção do Estado em tudo.
1.   dirigismo
Substantivo masculino.
1. Doutrina e prática da economia dirigida (pelo Estado).
 "Polêmica com direito a acusação de dirigismo cultural, as possíveis mudanças na Lei Rouanet estão dividindo a classe artística."
Fonte: O Globo, 09/01/2008

Os exemplos acima, são de origem brasileira e portanto como 'eles' têm o 'dom' de avacalhar as nossas preciosas palavras, não dá para tirar alguma conclusão.
Mas, num dicionário de português de Portugal, encontramos :  

dirigismo
nome masculino
POLÍTICA - doutrina e política em que o Estado gere e controla a economia do país
http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/dirigismo

Mas, quando deparamos com mais este exemplo num jornal português, chegamos à conclusão irrefutável de que é mesmo desconhecimento total do significado da palavra :

Luís Figo: do relvado para o dirigismo
Com a carreira de treinador também em perspectiva, é o dirigismo que melhor se molda ao mais internacional de todos os futebolistas portugueses - 127 representações na selecção principal.

Cuidado, pois, com estes 'jornalistas' que conseguiram tirar um curso, sem saber falar razoavelmente, (pelo menos), a nossa lingua. Ou será que um certo pretensiosismo os fará usar palavras diferentes das que nós, (os      pobres auditores ou leitores) usamos, afim de demonstrar uma superioridade ... que realmente não sentem ?
P:S: Acho que o Dr. Freud trata este assunto de maneira magistral !

Sem comentários: