7 de fevereiro de 2009

Francamente !!!

Que a língua Portuguesa anda maltratada, direi mesmo de rastos, a nível da sua utilização quotidiana e popular, que os "jornalistas" fazem figura de analfabetos, para quem fala 'normalmente' o Português, que o pretensiosismo desses "jornalistas" os faz utilizar palavras estranhas, esquisitas, estrangeirismos de que muitas vezes nem sabem o verdadeiro significado e ainda brasileirismos despropositados, isto é coisa que muitos de nós, defensores e apreciadores da nossa língua, (que é das poucas coisas dignas que nos resta, neste período de crise) já demos por isso.
Sabemos que  a TV tem sido o principal veículo propulsor dos ultrajes a que a língua tem sido sujeita.
E senão reparem nestes estrangeirismos que roçam a fronteira da debilidade mental e a que toda a gente já parece habituada :
'O João está morto' - Em português diz-se : 'O João morreu'. Mas, porque é que tem sido adoptada esta forma desastrada, de algum tempo a esta parte ? Ora pensem lá...
Pois é !!! 'John is dead' é a forma inglesa correcta... Mas em português, correctamente, diz-se 'O João morreu'. Salvo algumas excepções
Outra expressão, digna de atrasados mentais, também muito usada :
'Saia daqui, agora !
'Get out of here now !'
Now, em inglês poderá significar agora, mas também significa ou imediatamente.  E numa tradução, acho eu que se tem de contextualizar as palavras, e não, traduzir livremente. Mas a expressão já está implantada e vamos continuar a levar com ela, não só nas legendas de filmes traduzidos, como também em falas directas. 
Também deixou de haver acontecimentos notáveis, passaram a ser notórios o que não é nada parecido.
Impressiona-me que tenham deixado de haver coisas ou acontecimentos graves, é tudo 'gravoso' !!!

Comentários para quê ?

Deixou de se contratar e agora contratualiza-se !!!
E agora toda a gente coloca tudo !!!
Alguma das pessoas que ainda usa correctamente a língua portuguesa, já se apercebeu do ridículo de dizer, 'colocar gasolina no depósito', 'colocou-se em fuga',  e outras... É um brasileirismo, que foi adoptado sem hesitação pelos tais "jornalistas".
Porque é que já não se fazem perguntas ? Será errado ? Agora sempre se 'colocam questões' ! Acho grotesco, mas o mesmo não acham os "jornalistas" da nossa TV. Os nossos ministros, os nossos deputados !!!
Alguém me informe por favor o que está errado na expressão 'fazer uma pergunta'... 
Por outro lado, a ignorância destes tais "jornalistas" é tanta que chega a levar o texto para a forma que se pode considerar roçando os limites da... ordinarice.
E senão vejamos :
Já por diversas vezes tenho ouvido "jornalistas" utilizar a palavra chato e seus derivados.
'A população de ... anda chateada porque... (EU OUVI !!!)
Também já ouvi diversas vezes a palavra 'chato' no sentido de maçador, inconveniente, etc...
Ora chato é uma palavra que se refere ao piolho pubiano, coisa que de facto incomoda muito. Essa palavra ainda há uns anos era absolutamente imprópria de ser usada em público, considerada palavra grosseira. Completamente vedada a sua utilização diante de uma senhora. 
Pois estes "jornalistas" andam a usá-la livremente perante milhões de espectadores. No mínimo é deselegante. 

Comecei a escrever este texto porque se me deparou uma frase publicitária, destinada à camada jovem, e que reproduzo :

Obrigado por preencheres o nosso questionário. Preenche agora os teus dados
Por favor introduz o teu número de telemóvel. Enviaremos-te um código pessoal para confirmares a tua participação no questionário.

É assim que a asneira é propagada logo no momento em que o cidadão está em formação, num site apelativo aos mais jovens, em letra de forma, informação que é absorvida incondicional e inconscientemente, portanto pronta a ser repetida e divulgada. De notar que o site pertence à PT, grande empresa que bem poderia ter algum controlo sobre o que se publica sob o seu nome.
Entretanto deixei-me levar por toda a indignação que sinto pela degradação da nossa língua, que nos está a ser imposta pela comunicação social.  

Mas já o outro dizia que nada o admirava, desde que tinha visto um porco a andar de bicicleta e eu digo que já nada me admira depois de ter 'visto' a Senhora Doutora Manuela Moura Guedes, afirmar com a maior naturalidade que, à paciente, tinha sido colocada uma banda 'gástrica no estômago' !!!