9 de fevereiro de 2010

A banha da cobra

Há muitos anos, andava eu no Liceu de Gil Vicente, na Graça, todas as Terças feiras e Sábados, como morava na Sé, ao voltar para casa, desviava o meu percurso de modo a passar pela Feira da Ladra. E ficava muito tempo a ver os vendedores daquilo a que se dava o nome genérico de 'banha da cobra', a apregoar os seus produtos.
Ainda hoje, quando se fala de  de produtos duvidosos, anunciados de uma certa maneira, se diz que se trata da 'banha da cobra'.
O que deu origem a tal expressão era precisamente um (ou mais) feirantes que vendiam um produto miraculoso, supostamente um paliativo para todos os males e dores físicas. Formavam uma roda de curiosos à sua volta e, de facto, graças ao fluente e convincente discurso que usavam, muita gente adquiria o produto que anunciavam. Diziam eles que o produto era confeccionado exactamente com... banha de cobra.
Também havia os que vendiam um maravilhoso produto, que supostamente fortalecia o cabelo, e a que davam o nome de 'Juba de leão', os que vendiam líquidos que transformavam simples moedas de cobre em reluzentes moedas de prata, os que vendiam jogos de facas e tesouras que cortavam como estiletes e os que vendiam jogos de lençóis, isto tudo a preços sem concorrência no mercado tradicional. Tinham um estilo muito próprio e tenho de concordar que eram convincentes. E eu, uma simples criança, passava horas fascinado pelo discurso fluente desses vendedores de sonhos e pensava : 'quando for grande e tiver dinheiro, compro isto tudo !'.

Assisti hoje a uma declaração em directo, feita  ao 'povo', pelo nosso primeiro ministro. E, algumas horas decorridas, reparei que, nessa altura, do que me lembrei imediatamente, foi desses vendedores da banha da cobra, ídolos da minha juventude que conseguiam vender a sua mercadoria e viver à custa dos sonhadores, engajando os nossos sonhos com um discurso fluente e convincente. E perguntei a mim próprio até que ponto é que o 'povo' ainda acredita em charlatães, de discurso fluente, já desacreditados pela voz corrente e apodados com o título de 'vendedores de banha da cobra'.

-Depois de escrever estas linhas, fiz uma pesquisa no Google com 'banha da cobra'. E vejam o que descobri !
http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=3404

Saliento uma das frases : 'Estou convencido que a grande maioria das pessoas não acreditava minimamente naquilo, mas inexplicavelmente compravam, compravam!!'

Sem comentários: